Cidade como locação

Temporada de desfiles de São Paulo democratiza a moda

iG Minas Gerais | Natalia Dornellas |

AP Photo/Andre Penner
Acquastudio - Aposta no glamour e feminilidade dos anos 1940 marcam a coleção
Inicialmente eclipsado pela polêmica passagem do estilista Karl Lagerfeld pelo Brasil, exatamente no segundo dia de desfiles, o São Paulo Fashion Week recobrou as forças e voltou a ser notícia na última semana.   Numa temporada em que a mobilidade urbana foi tema, a semana de moda mais importante do país abusou dos cenários da cidade de São Paulo – que é muito mais bonita do que dizem os apocalípticos – e rendeu boas imagens de moda, como a da capa do caderno, que mostra a apresentação do estilista Fause Haten fez em plena avenida Paulista.   Falando de moda, como a gente insiste sempre por aqui, não se pode mais esperar a lista dos itens obrigatórios – a moda mudou, liberou geral – mas nossa enviada especial, Deborah Couto e Silva, detectou caminhos e destacou alguns trabalhos.    O passado e o futuro se contrastam nessa edição. Um certo clima retrô paira no ar, como mostraram as coleções da Acquastudio, que revisitou os anos de 1940, de Alexandre Herchcovitch, que desconstruiu camisolas antigas, e da Tufi Duek, que foi na África do início do século, só para citar alguns exemplos. Isso pode ser visto também nos comprimentos, que desceram, a despeito do que amam as brasileiras (uma boa minissaia). A pedida da vez são as saias midi, justas ou rodadas. A beleza também vem mais madura, misteriosa, menos adolescente.   Na contramão do olhar para trás estão marcas como a Ellus, que trouxe utilitários em tecidos cheios de tecnologia, e Pedro Lourenço, que investiu no minimalismo com ilusão de ótica. Representantes mineiros por lá, Ronaldo Fraga e Patrícia Motta seguiram inspirações e caminhos diferentes. Ele foi de resgate histórico, DNA brasileiro, e ela se inspirou nos cristais de gelo, mas ambos investiram fortemente no couro como matéria-prima. Vamos às fotos?!

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