Cientistas descobrem mapa de resistência humana ao HIV

Estudo busca entender estratégias do corpo para se defender do vírus

iG Minas Gerais |

Genebra, Suíça. Um grupo de pesquisadores suíços elaborou o primeiro mapa de resistência humana ao vírus da Aids, que mostra a forma como o corpo luta naturalmente contra a doença, o que poderá permitir a criação de tratamentos personalizados. As informações são da Agência Brasil. Cientistas da Escola Politécnica de Lausanne e do Hospital Universitário do Cantão de Vaud, na Suíça, publicaram ontem os resultados do estudo conjunto sobre a doença na revista científica “eLife”. Por meio da pesquisa, os cientistas verificaram mutações genéticas específicas e puderam reconhecer as variações registradas em algumas pessoas mais resistentes ao vírus e em outras mais vulneráveis, informação que poderá ser utilizada na criação de tratamentos individualizados. Tecnologia . Com a ajuda de um computador potente, os investigadores cruzaram mais de 3.000 mutações no genoma humano do vírus com mais de 6 milhões de variações do genoma de 1.071 pessoas soropositivas. Um dos investigadores, Jacques Fellay disse que o corpo humano desenvolve sempre estratégias de defesa contra o HIV, mas, infelizmente, o “genoma do vírus muda rapidamente devido a milhões de mutações por dia”, o que dificulta a tarefa de lutar contra ele. De acordo com os autores do estudo, o trabalho permitiu uma visão mais completa dos genes humanos e da resistência imunológica ao vírus, o que poderá gerar novas terapias inspiradas nas defesas genéticas naturais do corpo humano. “Tínhamos que estudar as cepas virais de pacientes que ainda não tivessem recebido nenhum tratamento, o que não é comum”, explicou Fellay, através de um comunicado, à agência Efe. Por esse motivo, os cientistas basearam o estudo em bancos de amostras criados nos anos de 1980, quando ainda não havia tratamentos eficazes contra o vírus. No mundo . O número de casos novos de contágio por HIV caiu 33% em todo o mundo desde 2001, aponta o relatório de 2013 do Programa das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids), divulgado em Genebra no mês passado. Em números absolutos, foram registrados 2,3 milhões de transmissões em 2012, contra 3,4 milhões em 2001, segundo o documento da Unaids.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave